quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os mineiros do Chile podem estar no vestibular 2010!!



É moçada!! Até o Chile sim!! Toda aquela engenharia improvisada não passa de uma boa questão de física para uma prova. Aquela cápsula com o nome de Fenix possui um cabo de aço em cima que serve para sustentar todo o peso do operário e de alguma coisa que ele traga lá de baixo (como vimos que o 2ºresgatado trouxe mais uma carga de pedras). Lembremos da fisica do elevador: as forças na Fenix estão no Peso para baixo, e a tração (tensão) p/ cima no cabo de aço. Bom, se tratarmos como um movimento retilíneo e uniforme (MRU) a resultante é zero e a tração no cabo se iguala ao peso. Mas em dois momentos: no início da descida e depois lá em baixo na subida, estas forças não são mais iguais. Aí vem a 2ºlei de Newnton F=m.a No início da descida o peso é maior que a tração, e no início da subida é o contrário( a tração é maior).

Porém, tem outra coisa: na realidade não foi somente um sobe e desce na vertical. Havia uma inclinação. Então, com certeza em algum vestibular os caras podem colocar também o atrito nas paredes internas com as rodas da Fenix. Daí neste caso o peso não é igual a tração viu!! Daí teremos a tração igual ao P.sen x. X seria o ângulo de inclinação com a horizontal. E levando em conta o atrito, durante a descida com velocidade constante: P.senx = T + Fat
E na subida com velocidade constante: T = P.senx + Fat

Nobel de Física 2010 !!

Holandês vence Prêmio Nobel de Física 2010!!
07 Oct 2010

O holandês Andre Geim é o vencedor do Prêmio Nobel de Física. Ele receberá o prêmio junto com seu colega russo-britânico, Konstantin Novoselov.
A notícia foi divulgada nesta terça-feira pelo comitê do Prêmio Nobel, em Estocolmo, na Suécia. Os dois cientistas receberão o prêmio por sua pesquisa sobre as propriedades do grafeno, o material mais fino e resistente do mundo - tem espessura de apenas um átomo e é duzentas vezes mais resistente à quebra do que o aço. Em sua pesquisa, Geim conseguiu desenvolver folhas soltas com uma única camada de GRAFENO.


Há dez anos, ele também foi laureado com o Ig-Nobel, um prêmio irônico que é atribuído anualmente pela organização norte-americana Improbable Research para as pesquisas aparentemente mais esdrúxulas. Geim recebeu o Ig-Nobel por ter conseguido fazer um sapo flutuar com a ajuda de um imã muito poderoso.

Fonte: http://www.rnw.nl